Acadêmicos partem em expedição científica a estação ecológica no Jarí

Como previsto na programação do I Curso de Campo do Colegiado de Ciências Naturais, cerca de 40 pessoas, entre alunos, técnicos, auxiliares, instrutores e professores pertencentes a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Instituto Chico Medes (ICMBio) e ao Corpo de Bombeiros do estado partiram hoje, dia 13, rumo à Unidade de Conservação Estação Ecológica do Jarí.

O objetivo principal da expedição é a pesquisa de campo em uma unidade ambiental totalmente preservada, caso da unidade do Jarí. Os pesquisadores trocarão informações e experiências sobre a biodiversidade local e a dinâmica de funcionamento de uma Unidade de Conservação.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos na viagem, a UEAP solicitou ao Corpo de Bombeiros o apoio de instrutores que, no dia de ontem, prestaram o curso básico de primeiros socorros e o de sobrevivência na selva. “O curso é voltado para a parte de sobrevivência, conforme foi solicitado pela coordenação da visita da instituição ecológica. Então tivemos uma breve introdução com a professora Débora Arraes sobre a reserva e o capitão Marcelo ministrou a instrução de pronto operacional, que é um material que nós utilizamos na nossa atividade de bombeiro e que se estende para o aluno que vai para a atividade de campo para entrar na área de selva, o que ele deve levar na sua mochila, o seu uniforme, os equipamentos adequados para adentrar na área de selva e para que ele possa permanecer ou até sobreviver se, por ventura, houver alguma eventualidade. Existe uma base no meio da reserva, conforme nos foi repassado, e essa base vai nos abrigar durante a nossa permanência de cinco dias, contando com os dois dias de deslocamento.” Explicou Capitão Ferreira que será um dos 3 bombeiros que acompanhará a equipe.

Saiba mais: O I Curso de Campo do colegiado de Ciências Naturais da UEAP tem como objetivo treinar os acadêmicos da graduação em atividades de pesquisa in loco. As atividades serão desenvolvidas na Estação Ecológica do Jarí e envolverá o  aprendizado prático e teórico em áreas de pesquisa em diversos campos. Além disso, este curso busca uma aproximação entre as instituições envolvidas (UEAP, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Corpo de Bombeiro Militar do Amapá , Associação de Guarda Parques) e a criação de uma logística de campo para atuação prática e super valiosa para dos acadêmicos da UEAP.

A expedição ecológica é coordenada pela professora Débora Regina dos Santos Arraes, do Colegiado de Ciências Naturais da UEAP com a participação dos demais docentes do colegiado, Breno Marques, Gabriel Araujo, Luana Bittencourt, Marcelo Andrade e Sérgio Rodrigues.

Registro do curso na Acadêmia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento-AIFA:

Acadêmicos em treinamento na área da AIFA

Publicado em: Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Centro| CEP: CEP: 68900-071
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2017. Portal Universidade do Estado do Amapá.