UEAP busca recursos de emendas parlamentares para investir em infraestrutura

Em visita a parlamentares em Brasília, o reitor da UEAP, Perseu da Silva Aparício, buscou apoio de políticos amapaenses para obtenção de recursos para o projeto de expansão da estrutura acadêmica para 2018. Perseu Aparício avaliou positivamente a viagem, onde reuniu-se com os parlamentares André Abdon (PP), Jozi Araújo (PODE), Marcos Reategui (PSD) e Roberto Góes (PDT), Marcivânia (PCdoB/AP) e os senadores João Capiberibe (PSB) e Davi Alcolumbre (DEM).

Acompanhado do Chefe de Divisão de Planejamento da UEAP, Rafael Antunes, o reitor foi até a capital federal em busca de investimentos para a infraestrutura da universidade. Segundo ele, é necessário aporte financeiro para melhorias nas salas de aula, laboratórios e no setor administrativo. "A ideia é arrecadar verba federal para realizar investimentos na infraestrutura dos cursos de graduação, como biblioteca, salas de aulas e laboratórios específicos e multidisciplinares, hoje prioridade para a instituição", revelou.

Como exemplo das novas construções que pretende implementar na Ueap, o reitor destacou a criação do Centro de Caracterização de Materiais Amazônicos, um projeto multidisciplinar que visa estudar produtos da biodiversidade regional. O objetivo final do centro, segundo o reitor, é caracterizar e subsidiar possíveis produtos que possam ser industrializados a partir da instalação de empresas na Zona Franca Verde no estado, garantindo uma nova fonte de receita para a universidade.

FINANÇAS - "A intenção é focar em infraestrutura para que a gente deixe, por exemplo, de pagar aluguel de prédios para comportar salas e laboratórios", reforça o reitor. Para concretizar esse planejamento, o reitor pediu garantias aos políticos amapaenses que atuam em Brasília de modo que, individualmente, cada um se comprometa a aprovar emendas com valores em torno de R$ 1 milhão.

O deputado federal Roberto Goés (PDT) garantiu a proposição de emenda a favor da UEAP no Orçamento Geral da União de 2018 e, em matéria divulgada pelo jornal Correio de Santana (veja em: correiodesantana.com.br/noticia/630/ueap-tera-r-1-milhao-para-investimentos-em-2018), ratificou os termos do compromisso. “A Ueap tem um papel importantíssimo na formação dos nossos profissionais, nos mais variados cursos. Precisamos garantir que a instituição funcione em perfeitas condições, para os acadêmicos, professores e demais servidores. Por isso, vamos apresentar a emenda para estruturar a universidade”, afirmou o deputado para a publicação. A deputada Jozi Araújo anunciou seu comprometimento com a universidade através das mídias sociais.

Os deputados Marcivânia, Abdon e Marcos se comprometeram em analisar a proposta do reitor. O senador Davi Alcolumbre se mostrou favorável à liberação de emenda parlamentar individual impositiva para a construção de uma infraestrutura que atenda todas as necessidades de ensino.

Uma nova reunião com os parlamentares está agendada, ao final deste mês de setembro, para reforçar o plano de arrecadação dos recursos.

Publicado em: Terça-feira, 29 de Agosto de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Centro| CEP: CEP: 68900-071
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2017. Portal Universidade do Estado do Amapá.