Universidade apresenta planos de mestrado e intercâmbio a servidores
Após a realização de diversos acordos interinstitucionais, a Universidade consegue ofertar 51 vagas para mestrado em diversas áreas.

Na última terça-feira, 19, a Ueap apresentou aos servidores internos os diversos acordos interinstitucionais confirmados para a especialização em nível de mestrado. No total, 51 vagas podem ser preenchidas pelos servidores em diversas áreas, tais como: Saúde e Produção Animal, Desenvolvimento Sustentável, Gestão universitária (essas três vertentes a serem oportunizadas no Brasil), e diversas outras áreas do conhecimento, que poderão ser cursadas em universidades portuguesas.

“Na última avaliação institucional, ficamos aquém da meta do número de servidores que possuem mestrado dentro da Ueap, por isso era uma meta quase que obrigatória para nós oferecermos condições para que esse deficiência fosse sanada”, afirmou Gabriel Araújo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ueap.

Abaixo listamos os acordos firmados  com instituições brasileiras:

1 - UFRA : Saúde e Produção Animal. 15 vagas. Previsão de lançamento do edital: maio de 2022.

2 - UFC/Prodema: Desenvolvimento Sustentável. 15 vagas. Previsão de lançamento do edital: julho/agosto de 2022. Para a inscrição neste curso, será exigida uma carta de intenção e o candidato passará por entrevista.

3 - UnB: Gestão Universitária. 15 vagas. Previsão de lançamento do edital: setembro de 2022. Para a inscrição neste curso, será exigida o pré-projeto e o candidato passará por entrevista, além de prova de proficiência em língua estrangeira, que será realizada no decorrer do curso.

Todos os mestrados cursados no Brasil serão em regime de PCI (Projeto de Cooperação Interinstitucional), onde as instituições reúnem em conjunto o corpo docente necessário para cumprir a ementa do curso, e ministrados na própria Ueap, com pontuais custeamentos de passagens para eventos presenciais relacionados diretamente ao curso de mestrado.

Importante salientar ainda que estes cursos serão ofertados apenas em 2022, não havendo previsão de nova oferta nos anos subsequentes, e que as vagas sobressalentes serão destinadas a servidores públicos de outros órgãos do estado do Amapá.

INTERNACIONALIZAÇÃO - Com as instituições portuguesas, a Ueap firmou 7 acordos de cooperação, em múltiplas áreas do conhecimento.Esses cursos serão realizados num período de 2 anos, em modalidade totalmente presencial, em Portugal, com custeamento de passagens aéreas de ida e volta e ajuda de custo equivalente a um salário mínimo português ao tempo do lançamento do edital.

Abaixo, detalhamos um infográfico demonstrando as áreas de interesse de acordo com cada universidade cooperada com a qual a Ueap fechou acordos e termos.

Publicado em: Quarta-feira, 20 de Abril de 2022 por Assessoria de Comunicação - ASCOM