Orçamento destinado ao programa custeará o transporte cerca de 320 estudantes.
Foi lançado hoje o orograma Cartão Vale Transporte Universitário, de iniciativa do deputado federal Acácio Favacho. O edital de seleção dos beneficiários do programa está previsto, segundo a Ueap, para o início de 2023.
Estiveram presentes na universidade a reitora Kátia Paulino, Acácio Favacho, a vereadora Luany Favacho, estudantes universitários e membros do corpo técnico da Ueap.
O programa prevê um orçamento de R$500 mil que serão utilizados para custear o pagamento de meia passagem. Somando-se ao cartão de meia passagem que o estudante já possui pelo sistema da CTMac, o estudante da Ueap terá também o custeio da outra metade do valor da passagem caso seja beneficiário do programa. "O programa vai contemplar cerca de 320 alunos, e isso trará a diinuição da nossa taxa de evasão", afirma Kátia Paulino. Segundo Kelly Gomes, da Proext/UEAP, setor responsável pelos editais de auxílio estudantil, a Ueap vai considerar a situação de vulneravbilidade social do aluno como critério de seleção.
Contudo, o Deputado Acácio Favacho sinalizou que a ideia é expandir o programa e torná-lo permanente. "Evitar a evasão escolar para formarmos mais mão-de-obra capacitada", afirmou Favacho. O deputado afirmou que existe um receio de investidores de fora do Amapá que acreditam que o estado não produz mão-de-obra qualificada e por isso, quando investem aqui, já se instalam com equipes de trabalhadores de outros lugares. "Precisamos valorizar os estudantes que aqui estão para que eles possam ser aproveitados como mão-de-obra local, é fundamental investir no estudante para que ele não interrompa a sua formação".
"Não é um axílio, é um investimento no nosso futuro", apontou a vereadora Luany Favacho, que afirmou ainda que a pauta do Vale Transporte Universitário será uma marca da sua atuação política.